sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Os grimoires prometem magia para todos os fins imagináveis: conseguir amor, riqueza, beleza, saúde, felicidade e fama. Derrotar, amaldiçoar ou matar inimigos. Ou ainda começar guerras, curar doentes, adoecer pessoas sãs, ficar invisível, encontrar tesouros, voar, predizer o futuro e abrir portas sem ter a chave. Não admira que essas promessas tenham tornado esses livros muito populares, sobretudo durante o século XVII, quando edições baratas de certos grimoires se tornaram amplamente acessíveis. Estudantes e sacerdotes, crentes devotados e gente apenas curiosa, todos seguiam as instruções para ver o que acontecia.

Como exigiam cerimônias e rituais complicados, os métodos ensinados pelos grimoires eram conhecidos como "magia ritual" ou "magia cerimonial". Em essência, a magia ritual seguia os mesmos passos utilizados, milhares de anos antes, para invocar deuses e espíritos. Primeiro, o mago traçava um grande círculo no chão, no qual inscrevia palavras mágicas, nomes sagrados e símbolos. Em seguida, se colocava dentro do círculo (que o protegia dos espíritos que ia invocar), pronunciava os encantamentos que fariam surgir o demônio e que garantiriam que seus desejos fossem atendidos. Depois, apresentava suas exigências e mandava o demônio embora. Pelo menos, era isso que se esperava.

Mas, antes que tudo isso pudesse ser posto à prova, haveria semanas, e até meses, de preparação. Segundo muitos Grimoires, todo o aparato usado na cerimônia - velas, perfumes, incenso, a espada usada para traçar o círculo mágico, a varinha mágica - têm de ser "virgens" ou sem uso, além de devidamente consagrados e exorcizados novo em folha. Também não se pode simplesmente comprar as coisas necessárias. Muitos objetos cerimoniais têm de ser moldadas pessoalmente pelo mago. A baqueta mágica tem de ser recém -entalhada, de um galho de aveleira cortado de uma árvore com um golpe de uma espada recém -fabricada. As tintas coloridas usadas para traçar desenhos nos talismãs mágicos têm de ser preparadas na hora e guardadas num tinteiro novo. Além disso, segundo A Chave de Salomão, a pluma usada para desenhar os talismãs tem de ser feita com a terceira pena da asa direita de um ganso. Cada etapa tem de ser cumprida segundo os princípios da astrologia, sob a influência dos planetas adequados, conforme as várias épocas do ano. O Mago também têm de se preparar espiritualmente para a cerimônia mediante uma dieta especial, jejum, banho ritual e outros procedimentos de purificação.

Sem a observância de detalhes, é claro, nada garante que algo irá acontecer durante a cerimônia. Na verdade, as instruções são tão minuciosas, quanto específicas e, em geral, bizarras, com o fito de tornar ao profano quase impossível executar tudo conforme vinha determinado. Não admira, portanto, que, apesar de repetidas súplicas, encantamentos e de toda a sinceridade, os espíritos costumassem não aparecer, exceto, na imaginação de certos praticantes e dos autores de grimoires. Mas fácil explicar os fracassos: com tantos detalhes complicados, em algum ponto, de alguma forma, tinha de se cometer um engano. Outras vezes mesmo que de forma invisível o magista despreparado, cria vórtices, abre portais inconscientemente, que podem lhe prejudicar muito seriamente.

A MAGIA NOS DIAS ATUAIS

A crença na magia entrou em declínio em meados do século XVII, quando as pessoas começaram a descobrir maneiras mais práticas e eficientes de enfrentar seus problemas. A química moderna permitiu a criação de novos medicamentos que substituíram os tratamentos criados segundo os princípios da herbologia, da astrologia e da magia natural. Com a ascensão do pensamento científico, as idéias sobre como o mundo funcionava passaram a ser testadas em experiências e o poder das palavras mágicas, feitiços e talismãs foi cada vez mais questionado.

Hoje, a idéia de conseguir poderes extraordinários por meio da invocação de espíritos desapareceu na maior parte do mundo moderno. Mas também é verdade que o mundo é hoje mais mágico do que nunca. Coisas julgadas impossíveis, como voar ou conversar com uma pessoa que está do outro lado do mundo, são fatos cotidianos. As aspirações da magia natural - descobrir e controlar as forças ocultas da natureza foram realizadas pela ciência moderna. E, embora os princípios da astrologia tenham sido invalidados, revelou-se, ironicamente, que todas as virtudes ocultas na natureza vieram, de fato, das estrelas, pois agora sabemos que todos os elementos do mundo natural, inclusive nós mesmos, tiveram origem na matéria oriunda da explosão de sóis. Assim como era para os antigos, o universo continua um lugar surpreendente, repleto de maravilhas, cheio de possibilidades impossíveis e de magia.

A magia teatral e literária é mais popular do que em qualquer outra época. Seja na forma literária, seja na forma teatral, a magia confirma a nossa intuição de que há uma "outra realidade". Embora a magia possa não fazer sentido para muitas mentes lógicas, faz muito sentido para as mentes criativas e intuitivas, que funcionam segundo um conjunto de regras distinto da mentalidade profana. O apelo da magia parece aparentemente não ter nada a ver com o fato de ela ser ou não "real". Mas ela é real! A magia pode advir da imaginação e ser originalmente alimentada por ela. Mas em determinado momento ela se torna real, palpável e assustadora para aqueles que estão despreparados para ela. Ela só na aparência é para todos, mas singularmente é para poucos. Acreditamos que será sempre assim!




terça-feira, 4 de novembro de 2008

Oi,pessoal,hoje eu preparei pra vocês um tema beeeeeeeem Sonserino!Vou falar sobre poções mágicas.Aqui em Hogwarts,o professor Severo Snape nos ensina preparar poções muito legais,mas que existem apenas no mundo mágico de Harry Potter.Mas bruxo que se presa sabe preparar poções mágicas,infalíveis para o amor e para curar doenças!Vamos lá, então?



Poções Mágicas

Uma poção (do latim potionis) é um remédio medicinal ao qual geralmente se atribui propriedades mágicas (feitiçaria, etc). A busca por poções era uma das práticas da antiga alquimia.
Nas lendas, uma poção é preparada para ajudar ou enfeitiçar pessoas. São conhecidas várias versões de "poção do amor" da ficção ou da mitologia, pela qual uma pessoa sob seus efeitos se apaixonaria por outra, com referências clássicas como nos contos de
Tristão e Isolda, aludido por Richard Wagner em sua ópera homônima; há também as "poções do sono", os elixires (como nas histórias de C.S. Lewis da série "The Lion, the Witch, and the Wardrobe"). Em Harry Potter, Severus Snape é conhecida como o "Mestre das Poções" ("Potions Master"). Ele é um dos personagens principais dos livros da série.
Na literatura clássica, em O médico e o monstro (no original "The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde"), Henry Jekyll prepara uma poção para transformá-lo no seu monstruoso alterego. Em cena de Macbeth, há um caldeirão onde as bruxas preparariam poções malignas.
Nos quadrinhos,
Asterix bebe uma poção mágica que lhe dá a força de muitos guerreiros. Nos jogos eletrônicos, no popular Final Fantasy há itens chamados de Poção (conhecida no Japão pelo nome de "Square Enix").
Durante o século XIX era comum charlatões venderem poções com promessas de que a tudo curavam, personagem que pode ser visto com frequência em filmes de
faroeste
A imagem das bruxas sempre esteve ligada ao caldeirão e ás poções mágicas. As bruxas dominavam e dominam o conhecimento das ervas e com esse conhecimento aliviavam quem a elas recorria, seja a nível de saúde, seja a nível amoroso (com as famosas poções de amor).
As poções eram muito utilizadas para curar doenças, e assim grande parte dos remédios que temos hoje provieram das poções de antigamente e dos saberes dessas grandes mulheres e homens, muitas das vezes mal compreendidos, pois muito procurados na hora da aflição, mas logo denunciados quando dispensáveis.
A palavra poção vem do latim “potare”, que significa beber. Assim um simples chá também pode ser considerado uma poção.
No dicionário Aurélio, o termo “poção” é definido com “hidrólio que contém medicamento dissolvido ou em suspensão, e administrada por via oral; qualquer bebida”.

Saiba mais sobre poções magicas. Leia:



Poções com vinho


O vinho usado em plantas medicinais, em maceração, deve ser puro, de boa procedência (sem açúcar) podendo ser tinto ou branco conforme a finalidade.
Em geral o tinto tem funções adstringentes, tónicas reconstituintes e o branco funções diuréticas, digestivas.
Os vinhos devam ser conservados em frascos bem fechados de preferência de cor escura. A dose normalmente é um cálice de licor (recomenda-se antes de usar queimar o álcool do vinho).

Vinho estimulante quentão:
Ferva o vinho tinto e quando estiver fervendo acenda um fósforo e queime o álcool, acrescente casca de laranja, cravo e canela a gosto. Sirva quente.
Vinho para fraqueza geral:
Colocar um punhado de alecrim e outro tanto de sálvia em um litro de vinho tinto, adicione 1/2 xic. de mel e deixe em infusão por 8 dias ou ferva em banho-maria 20 minutos. Tome um pequeno cálice antes das refeições.
Vinho para anemia e doença infecciosa:
Em 1 litro de vinho tinto junte 2 xic. de açúcar, 1 limão, 1 noz-moscada, 12 cravos e 3 raízes de picão preto. Ponha para ferver por 20 minutos, retire do fogo e adicione 5 colheres de mel. Tome 5 ou 6 colheres ao dia antes das refeições.
Vinho digestivo e estimulante:
Coloque num litro de vinho tinto ou branco, 20 á 30 gr. de sálvia e deixe em infusão por 8 dias. É bom tomar um copinho depois do almoço e do jantar.
Vinho digestivo, diurético e contra febre:
Pegue um litro de vinho branco e junte um punhado de raiz de Jurubeba picada, deixe em infusão por 10 dias. Pode-se adicionar um pedacinho de casca de laranja, cravo e canela. Recomendado tomar um copinho após as refeições.
Vinho depurativo para fígado e diabetes
Corte a raiz da bardama e coloque um punhado em 1 litro de vinho branco. Deixe descansar por 10 dias, tomar 1 copinho após as refeições.
Vinho p/cólicas e distúrbios menstruais:
Coloque num 1 litro de vinho branco 1 punhado de folhas secas de melissa. Deixe curtir por 10 dias. Tomar 1 copinho após as refeições.
Vinho tônico p/colesterol, rins e fígado:
Coloque 2 punhados de folhas picadas de alcachofra num 1 litro de vinho. Deixe curtir por 10 dias. Recomenda-se tomar 1 copinho após as refeições.
Vinho para insónia, stress, menopausa:
Num 1 litro de vinho branco coloque 2 colheres de flores de camomila. Deixe em repouso por 10 dias. Tome um copinho entre as refeições
Vinho para esgotamento físico e mental:
Em dois litros de vinho tinto junte vinte pés de tiririca com a raiz, uma beterraba grande, um punhado de pregos velhos (bem lavados), um punhado de funcho, um punhado de flor de coqueiro, três raízes de guanxuma, três raízes de picão preto três xícaras de açúcar mascavo (ou cristal), cravo, canela e noz-moscada a gosto. Deixar 8 dias em repouso. Recomenda-se tomar 3 colheres antes das refeições.
Vinho contra doenças infecciosas:
Num litro de vinho tinto colocar um punhado de flor de coqueiro, um punhado de pregos velhos (bem lavados), 5 raízes de picão preto e 5 de raízes de guanxuma, um punhado de funcho, 2 xícaras de açúcar, cravo e canela a gosto. Ferver tudo por 20 minutos. Dose: 4 a 5 colheres por dia antes das refeições.
Vinho desintoxicante do fígado
Em um 1 litro de vinho branco coloque dois punhados de folhas e flores de losna e deixe descansando por 10 dias. Recomenda-se tomar um copinho após as refeições.


POÇÕES DE AMOR

POÇÃO DE AMOR – I:

INGREDIENTES:
- Uma garrafa de vinho de boa qualidade,
- 8 sementes de cardamono (tempero usado na culinária oriental).
- 1 almofariz.
PREPARAÇÃO:
Triture as sementes num pequeno pilão de madeira, até ficarem em pó. Depois abra a garrafa e coloque o pó dentro da mesma e tape imediatamente. Deixe a garrafa ao relento por uma noite e retire-a antes do sol nascer. Guarde-a num lugar onde ninguém veja ou toque e, quando surgir uma oportunidade, ofereça um cálice desta poção à pessoa que você quer conquistar. Caso ela não possa consumir bebidas alcoólicas, substitua o vinho por sumo de uva.


POÇÃO DE AMOR – II:

Poção para você ficar irresistivel.
INGREDIENTES:
- 2 chávenas de chá de água.
- 1 chávena de pétalas de rosa de jardim;
- 2 colheres de sopa de mel;
- 1 pauzinho de canela.

PREPARAÇÃO.
Ferva a água e coloque as pétalas, o mel e a canela e tape para abafar. Coe e beba ainda quente.


sábado, 1 de novembro de 2008

Olaaaaaaaaaa,pessoal!Hoje o assunto está pra lá de especial:o Halloween foi ontem,mas como a Pansy anda um pouquinho ocupada com a montanha de dever de casa que o professor Snape passa para nós sonserinos,não deu para postar ontem no blog!Por essa razão,ficou para hoje o tema Halloween!
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)


A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)
A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.

Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.
enganara Satã ao subir uma árvore. Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo para cima a árvore. Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria árvore abaixo.
De acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, ele a entrada dele foi negada no Céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao Inferno, porque ele enganou o diabo. Ao invés, o diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida. A brasa era colocada dentro de um nabo para manter por mais tempo.
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era em uma abóbora, iluminada com uma brasa.


Bruxas

As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!

A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.

O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

Halloween pelo mundo


A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

Espanha
Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

Irlanda
A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.

Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Alguns significados simbólicos

A abóbora

simboliza a fertilidade e a sabedoria

a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

O Caldeirão

fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

A vassoura:

simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

As moedas:

devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

Os bilhetes

-com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.

-A aranha

- simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.



Morcego

- simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.


O Sapo

- está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.


Gato Preto

- símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso

Cores:
Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto 

Roxo: - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.
or da magia ritualística.